Encontrando reflexões sobre Formação Continuada em Selma Garrido

Lendo algumas reflexões de Selma Garrido encontramos um de seus artigos “Para uma re-significação da didática – Ciências da Educação, Pedagogia e Didática (uma revisão conceitual e uma síntese provisória)”

A seguir, ressaltamos alguns aspectos importantes com o intuito de lapidar os conceitos já existentes sobre Formação Continuada. 

Para ampliar a conciência sobre sua prática…

O professor não deve se acomodar. Sempre inovar suas idéias, buscar novos conhecimentos se adequar a realidade dos alunos e iniciar um trabalho em cima disso, proporcionando uma prática diferente e construtiva para ambas as partes.

Professor Reflexivo

Ele avalia e pensa na suas aulas e se questiona.

Qualidade de ensino depende de uma formação adequada dos professores

Se o professor fica parado no tempo dando aquela mesma aula há 20 anos, como pode ter qualidade?

Ele tem que procurar o novo, o que interessa proporcionando um ensino com qualidade.

Melhorar o resultado de ensino

Que depende muito do professor e das suas aulas

Avanço da Pesquisa Qualitativa

A qualidade de ensino sobre porque o professor, pesquisador vai atrás, procura lê e levar esses conhecimentos para sala de aula.

Tudo isso são nessecidades postas pela inovação em todos os aspectos estigando o professor a crescer.

reflexao_foto_221.jpg

Published in: on abril 20, 2007 at 12:36 am  Comments (4)  

The URI to TrackBack this entry is: https://cdr4apgn.wordpress.com/2007/04/20/formacao-continuada-de-professores-otimizada/trackback/

RSS feed for comments on this post.

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Olá alunas do 4 ano de pedagogia da USJT Cibele, Deusa e Rayssa, fico muito feliz que vocês estejam ocupando este espaço para reflexão de um tema tão importante na atualidade- Educação continuada dos profissionais da área da educação. O professor tem que administrar a sua própria formação contínua , pois a Universidade lhe dá apenas a base necessária para a formação inicial.Fui convidada pela prof. Dinéia para conhecer este BLOG, e gostaria de parabenizá-las pelo assunto em questão.Abraços. prof. Denize Thomaz- Rede Pública Municipal de São Paulo.

  2. Caras alunas Cibeli, Deusa e Rayssa o BLOG lança uma questão muito importante na área educacional- a Formação contínua do professor. A formação contínua é saída possível para a melhoria da qualidade do ensino , por isso o profissional consciente deve saber que a sua formação não termina na Universidade.parabéns! Prof. dinéia

  3. Um comentário breve sobre “personalidade e identidade”.
    Qual a linha de rasiocínio e visão sobre.?
    desde já muito agradecida.
    Irene

  4. Olá sou graduanda do 8 semestre de pedagogia, pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) e minha monografia é sobre Formação Continuada, sendo o tema: O estudo sobre demanda social e propostas insitucionais sobre formação Continuada. Acredito ser um tema maravilhoso de ser estudado, além do grande enrequecimento a nível de conhecimento, particularmente percebo o quanto esse assunto sobre formaçao continuada é pouco discutido e posto em prática por muitos profissionais da educação. mas estou adorando o tema, estudá-lo tem me enrequecido mt qto futura pedagoga.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: