Será que isso é certo?

Num dos estágios que fui fazer numa escola me deparei com uma situação um tanto complicada. Com esse negócio de inclusão, vemos que muitos professores não estão preparados para receber alunos com algum tipo de “problema”. A situação é essa:

 Uma professora de 1ª série tem uma aluna com problemas mentais. Ela já estava com 8 anos. Era uma aluna grande perto dos outros alunos. Ela tinha problemas de reardamento mental. Apesar de ter 8 anos, ela encontrava dificuldades para resolver os exercícios. Conversei com a professora sobre a menina. Ela teve muitas dificuldades, pois ela não parava quieta, e para conseguir a confiança da menina teve que trabalhar muito duro. Depois que conquistou, a menina não conseguia mais soltar a professora. Enquanto a professora passava a matéria na lousa, a menina ficava agarrada na professora. Até explicar que ela tinha que ficar sentada e mostrar a ela o comportamento de seus coleguinhas, custou muito.

Agora pergunto, como pode haver inclusão na escola, sendo que os professores não estão preparados? A inclusão, causa a exclusão. Vi a menina um pouco isolada, pois as outras tinham um certo medo de brincar com ela. A professora passava exercícios para a classe, e passava um outro separado para ela. Será que isso é certo?

Published in: on agosto 31, 2007 at 12:51 am  Comments (2)  

The URI to TrackBack this entry is: https://cdr4apgn.wordpress.com/2007/08/31/sera-que-isso-e-certo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Professoras Cibele e Deusa parabéns pelo dia do professor. Espero que continuem colaborando com a formação continuada dos profissionais da área educacional. Abraços Prof. Dinéia Hypolitto

  2. Oi meninas, tudo bem? Vim conhecer o BLOG de vocês e deixar minha contribuição.
    Acredito na formação continuada porque ela contribui com o crescimento não só profissional, mas com o amadurecimento que adquirimos na medida que buscamos um conhecimento e o usamos para superar alguns dos conflitos que enfrentamos.
    Devemos sim nos vestir com armaduras porque situações como estas surgiram sempre e de diferentes formas, talvez não vamos conseguir solucionar a todas com a eficácia que gostaríamos, mas não podemos cruzar os braços e não fazer nada.
    Um gnd beijo!
    Erika


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: